Carreira

Paixão + talento+ conhecimento + técnica= Ponto Forte

O que essa equação tem a ver com carreira? E eu lhes respondo que tem tudo, TUDO a ver! Começando pela paixão, porque ela é o principal ingrediente para atingirmos nosso ponto forte. O profissional dessa nova Era deve unir o trabalho à paixão para deixar a ousadia fluir! Depois vem os talentos, nos quais tenho uma infinidade, mas para saber em qual deles vou investir em determinado momento da minha vida, preciso saber primeiro a minha paixão!
Mas, afinal de contas,o que são talentos? E porque eles são tão importantes para nossos pontos fortes? Aliás… Talento não é ponto forte? Não. Talentos são nossas reações espontâneas, naturais.São aquelas reações imediatas que temos diante de situações de nosso cotidiano. Essas reações imediatas proporcionam a melhor pista de nossos talentos. Assim, se você é um curioso nato, isso é um talento. Se é carismático, é um talento. Empático, é um talento. Competitivo, organizado, responsável… É um talento.Lembrando que para ser um talento, tem que ser usado produtivamente.

Seus talentos não são o acúmulo de certificados e diplomas. É claro que as experiências e aprendizados são importantes. Mas isso não são seus talentos… São seus conhecimentos! E o aprendizado é contínuo, é um processo, não uma palestra, um evento, um único curso. É UM PROCESSO! E contínuo. Então, após reconhecer meus talentos, vou buscar conhecimento para que meu desempenho dê um salto do mediano para a excelência!

E após paixão, talento, conhecimento…acrescento a técnica! O agir! O processo de aprendizado então se transforma em aprender/aperfeiçoar/agir… E quanto mais repetir as técnicas, mais próximo estarei de conquistar meus pontos fortes. Mas cuidado! As técnicas são somente uma ferramenta de sobrevivência quando não existe um talento por trás. Elas vão ajuda-lo a trabalhar melhor, não a se destacar… Se não houver talento.

Importante ressaltar que você vai precisar saber como seus talentos se combinam para criar seus pontos fortes. Seus talentos são a matéria prima. A obra de arte, a escultura, são seus pontos fortes. E desenvolver pontos fortes é questão de responsabilidade. Lapidar um de seus talentos para que ele se torne um ponto forte requer muita dedicação. Lapidar vários talentos é coisa para uma vida toda. Pois a cada momento estamos nos redefinindo e redescobrindo nossas missões. Quando fazemos essas descobertas estamos voltando para nosso verdadeiro EU. E assim surge “VOCÊ”! Uma pessoa única, especial à sua maneira. Especial pela capacidade de se comportar diante de cada situação de uma maneira única.